Você já ouviu falar em foliculite na barba? Pode ser até que você sofra com isso, mas não sabe o que é foliculite ou quais são os impactos que ela causa em você. De forma bem simples,a foliculite é a inflamação dos folículos pilares, três pequenas bainhas na pele que permitem o crescimento do pelo. Por isso, a foliculite pode acontecer em qualquer parte do corpo onde tenha esses folículos pilares, sendo muito comum em homens de barba, mas também aparece no couro cabeludo, braços etc.
Além de saber o que é foliculite na barba, você precisa ter ideia que existem dois tipos. O primeiro deles é o superficial, em que afeta somente a parte superficial da pele. O segundo é a foliculite profunda, uma complicação da anterior que pode até se transformar em um furúnculo.
Esses folículos capilares estão presentes em quase todo o corpo. Eles não estão apenas na palma das mãos, na sola do pé e nas membranas mucosas. Além disso, estão em muito mais volumes nas partes do corpo com pelos. Por isso que a foliculite na barba é tão comum.
A foliculite na barba pode ser mais presente se você não tiver os devidos cuidados. Cuidar da barba é essencial para evitar essas inflamações. A pele oleosa e o atrito da lâmina na pele, por exemplo, podem proporcionar o cenário perfeito pro desenvolvimento da foliculite na barba.
Agora que você já sabe o que é foliculite na barba, deve estar se perguntando como faz para saber se sofre com isso. Um dos primeiros sinais é o surgimento de espinhas, com ou sem pus, em torno dos folículos. Outros sinais da foliculite na barba são a pele inflamada e avermelhada, bolhas de pus que estouram com pequenas crostas e coceiras ou sensibilidade na região infeccionada da pele.
Existem ainda um tipo de foliculite exclusivo das barbas. Ela se chama Sycosis barba. Conhecido por muitos homens, ala é a inflamação dos folículos após o barbear, causando inflamação, coceira e pode até deixar cicatriz.
Na maioria dos casos, os cuidados caseiros com a foliculite na barba são o suficiente, como evitar raspar a área irritada, lavar duas vezes ao dia com sabão antibacteriano e usar loção de aveia para evitar a irritação da pele.
Se perceber que o estado da foliculite na barba é grave e os métodos caseiros não estão trazendo resultados, é essencial procurar um médico para te ajudar.
FONTE: modajovemmasculina.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário