Vamos direto ao ponto: todo homem precisa ter um esfoliante no armarinho do banheiro. Esse produto faz uma limpeza profunda no rosto e deixa a pele limpíssima, lisinha, macia, com aparência revigorada. Mas para alguns caras o esfoliante deve ser artigo de primeira necessidade. Quem sofre com excesso de oleosidade e brilho no rosto, pelo encravado, cravos e irritação ao barbear deve encará-lo como uma verdadeira arma de guerra.
O esfoliante facial tem partículas minúsculas que fazem uma leve abrasão na camada superficial da pele e, além de retirar a sujeira e a oleosidade acumuladas, estimula a renovação celular. E como a pele masculina é mais grossa e oleosa do que a feminina, legal mesmo é usar um produto formulado para homens, como o esfoliante em gel Dr. JONES Isotonic Face Scrub (um dos nossos produtos preferidos), que contém micropartículas naturais de grãos de areia de Bora Bora.
Você ainda não usa esfoliante? Então a gente enumera aqui 5 motivos para você começar já.
MOTIVO #1: COMBATER CRAVOS E ESPINHAS
O sabonete facial faz um bom trabalho, mas as partículas do esfoliante vão além: desobstruem os poros e removem o excesso de sebo acumulado. Por isso fazer esfoliação evita a formação de cravos (que nada mais são do que acúmulos de gordura e queratina da pele, que escurecem ao oxidar em contato com o ar e quando infectados por bactérias viram espinhas). Essa ação antiacne é mais eficaz quando se usa o produto regularmente.
MOTIVO #2: EVITAR PELO ENCRAVADO E FOLICULITE
O fio de barba encrava quando não consegue irromper na superfície da pele. As bolinhas avermelhadas que se formam (pseudofoliculite) podem ser infeccionadas por bactérias e daí coçam e doem, virando foliculite. O esfoliante ajuda a deixar os poros livres e desobstruídos para o pelo da barba nascer saudável.
MOTIVO #3: TORNAR O BARBEAR MENOS AGRESSIVO
O esfoliante também facilita o barbear, porque hidrata e amacia a pele e os pelos. Dessa forma a lâmina desliza melhor e o barbear fica mais rente. Quem usa barba cheia também se beneficia com o uso do esfoliante, porque ele higieniza a pele embaixo dos pelos, evitando o acúmulo de sebo.
MOTIVO #4: DEIXAR A PELE MACIA E FRESCA
Só usando mesmo para descobrir a sensação de limpeza e frescor proporcionada pelo esfoliante. O produto desengordura a pele, que fica lisa e suave ao toque. Parece que a gente acabou de sair de um spa.
MOTIVO #5: PREVENIR RUGAS PRECOCES E MANCHAS
A retirada da camada epitelial morta, além de desobstruir os poros, estimula a renovação da pele, abrindo espaço para a produção de células novinhas em folha. O esfoliante também prepara o terreno para o hidratante ou creme anti-idade. Livre de impurezas, a pele absorve melhor os nutrientes e os produtos que previnem rugas e manchas ficam mais eficazes.
COMO USAR O ESFOLIANTE?
Passe o produto no rosto molhado — nunca na pele seca! — e espalhe fazendo movimentos circulares na testa, nariz, bochechas, região da barba e do pescoço (evite a área em volta dos olhos, que tem pele fina e sensível). Massageie por 30 segundos a 1 minuto. Modere sua força: tem de esfoliar, não esfolar. Depois, enxague bem.
Dá para fazer em frente ao espelho ou no banho, de manhã ou à noite. Mas nos dias em que fizer esfoliação, não precisa lavar o rosto com sabonete, ok?
COM QUE FREQUÊNCIA FAZER A ESFOLIAÇÃO?
O efeito do esfoliante na pele é tão legal que a tentação é usá-lo todo dia. Mas é preciso cuidado ao escolher a marca, por causa da ação abrasiva. O Isotonic Face Scrub da Dr. JONES é um dos poucos produtos que podem ser usados diariamente sem problemas. Isso porque as partículas de areia de Bora Bora são maiores e não agridem a pele. No geral, porém, basta usar uma ou duas vezes por semana. Quem tem pele grossa e oleosa podem fazer esfoliação com mais frequência do quem tem pele sensível.
Créditos: homemnoespelho.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário