Manter
a lâmina bem conservada, é fundamental para evitar cortes, irritação e
ardência, especialmente em quem tem pele sensível ou pelo encravado
Os dermatologistas alertam que não só trocar sempre, mas também manter a lâmina limpa e bem conservada, é fundamental para evitar cortes, irritação e ardência, especialmente em quem tem pele sensível ou pelo encravado. A regra se aplica também aos barbudos: a lâmina em bom estado permite desenhar com mais precisão os contornos de bochechas e pescoço, cavanhaque, bigode e costeleta.
Para evitar sofrimento e sangue e prolongar a vida útil das lâminas, é preciso mantê-las limpas e bem cuidadas. Não tem mistério. Confira as dicas da Bozzano, que fabrica aparelhos com duas a cinco lâminas (Smart 2, Comfort 2 Pele Sensível, Ultra Comfort 2 Móvel, Speed3 Sport, UltraSpeed3 e M5 Magnum) e tem uma extensa linha de produtos de barbear.
- Limpe o aparelho em água quente a cada passada: além de eliminar melhor os resíduos, o aquecimento deixa o corte mais fácil.
- Não dê aquelas batidinhas do aparelho na pia: isso desalinha as lâminas e prejudica o corte.
- Nunca passe a lâmina na pele seca ou só molhada. Espuma ou gel de barba não apenas evitam irritação como também fazem a lâmina durar mais.
- Ao se barbear, não use muita pressão no rosto; faça movimentos longos na direção do crescimento dos pelos e, depois, na direção oposta.
- Depois de se barbear, lave bem a lâmina com água quente e seque-a com uma toalha. Quer que ela dure mais e mais? Passe um pouco de álcool, para eliminar a umidade e evitar ferrugem e perda do fio.
- Guarde a lâmina longe da umidade (ou seja, fora do box do chuveiro), pois o vapor do banho acelera o processo de ferrugem.
- Não existe um consenso a respeito de quantas barbas dura uma lâmina (os mais exagerados afirmam que só três). Use o bom senso e fique ligado quando ela perdeu o corte ou quando a fita já está perdendo a cor.
- Os mesmos cuidados valem para quem depila o corpo com aparelho: troque sempre a lâmina e não passe no corpo seco ou só molhado.
- Créditos: homemnoespelho.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário