Você se resignou com o fato de que está ficando careca e resolveu assumir de vez. Ou então cansou de cuidar do cabelo e, já que o verão está logo aí, resolveu radicalizar. Ou, ainda, quer ficar parecido com o Jason Statham, o Vin Diesel ou o Bruce Willis. Não importa porque você resolveu raspar a cabeça: o que importa é fazer da maneira certa, para evitar cortes e irritação do couro cabeludo. Lembre-se de que ele é mais duro do que a pele do rosto, porque a derme (a camada superficial) é mais grossa. Mãos à obra, então.
COM APARELHO DE BARBEAR
✔ Faça a raspagem depois do banho, com a cabeça limpa, quando a água amolece o cabelo e a pele.
✔ Se for raspar pela primeira vez, o ideal é desbastar a juba o máximo possível com a tesoura.
✔ Passe gel ou espuma de barbear por todo o couro cabeludo. Nunca passe a lâmina a seco ou só com água, para evitar cortes e irritação. O creme de barbear acabou? Improvise com condicionador de cabelo.
✔ É legal ter um espelho de mão para poder ir olhando a cabeça por todos os ângulos durante a operação.
✔ A lâmina do aparelho deve ser nova, porque o couro cabeludo é sensível, apesar de grosso, e a lâmina gasta aumenta o risco de irritação e machucados. O ideal é optar pelo cartucho de três lâminas, que desliza mais fácil e proporciona corte mais suave.
✔ Faça movimentos curtos com a lâmina no sentido de crescimento dos fios, sem fazer muita pressão. Com os dedos da outra mão, vá sentindo para que lado eles crescem em cada região da cabeça.
✔ Comece raspando as laterais acima das orelhas, depois vá para a nuca e o topo da cabeça. Mas você pode mudar essa ordem segundo sua preferência. Vá limpando a lâmina embaixo d’água, para retirar os pelos.
✔ Observe se não sobraram pelos em algum lugar da cabeça. Nesse caso, passe mais gel ou espuma.
COM APARADOR ELÉTRICO OU BARBEADOR
Use o pente de menor número, para o corte mais rente possível.
✔ A máquina pode ser usada a seco ou embaixo do chuveiro, caso seja à prova d’água. Dá para usar também gel.
✔ Vá passando a máquina primeiro na direção de crescimento dos pelos e, depois, em todas as direções.
CUIDADOS FINAIS
✔ Depois de raspar, enxágue ou lave a cabeça para retirar pelos e restos de produtos.
✔ Finalmente, passe hidratante ou gel pós-barba em toda a cabeça, da mesma forma que faz com o rosto. Use produtos sem álcool, para a pele não arder nem ficar irritada.
Faça manutenção sempre que os fios novos começarem a despontar. Isso deixa a operação mais fácil e rápida do que raspar quando os fios já estão compridos.
✔ Sempre que sair de casa, proteja a careca da radiação solar com protetor de FPS 30, no mínimo. Esse cuidado é fundamental porque além de evitar queimaduras e vermelhidão, você se protege do câncer de pele, que é bastante comum no couro cabeludo. Na praia, proteja a cabeça com boné ou chapéu.
Créditos: homemnoespelho.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário