Novo espaço para homens resolvidos como você !

Novo espaço para homens resolvidos como você !
Tudo que você precisa saber ...

domingo, 13 de novembro de 2016

Pele blindada para encarar o sol sem risco


Homem No Espelho - Proteção solar verão 2016
Modelo: Denner Silva/ Texto e fotos: Wilson Weigl
Aqui no Brasil verão nunca tem começo ou fim. Por isso, a gente resolveu refrescar sua memória sobre o jeito certo de se defender da radiação perigosa e encarar o solão sempre bem protegido.
O sol é legal, mas não é bonzinho — muito pelo contrário. A radiação solar causa envelhecimento precoce, rugas, manchas e câncer de pele (o tipo da doença mais com maior incidência entre os homens brasileiros). A radiação ultravioleta B (de burning, queimadura, em inglês) causa vermelhidão e ardor, mas a A (de aging, envelhecimento) é a principal responsável pelo câncer. “Os raios UV têm incidência maior entre 10h e 16h. Mas isso não significa que os outros horários sejam seguros”, explica a dermatologista Ivana Prado, da clínica Adriana Vilarinho, de São Paulo.
Na praia, grande parte das pessoas já se acostumou a ter o protetor solar como parceirão, mas longe da areia nem tanto. Muita gente vai ao parque, pratica corrida, caminhada, pedala ou faz treino funcional ao ar livre sem a devida proteção. “Em toda atividade outdoor deve-se aplicar protetor solar com FPS 30, no mínimo, em todas as áreas expostas do corpo”, diz Ivana.
O filtro solar não é passaporte para se expor indefinidamente ao sol. Ou seja, não é porque você passou protetor que pode ficar exposto ao sol horas a fio sem correr risco de danos à sua saúde. O cuidado deve ser permanente, ainda mais se você tiver pele clara (os negros e morenos são naturalmente mais protegidos, por causa do tom de pele). Céu nublado também é uma armadilha, porque os raios perigosos atravessam as nuvens na boa. Confira o ritual correto para conseguir o máximo de proteção.
  • NUNCA DEIXE DE PASSAR FILTRO NO ROSTO 
Homem No Espelho - Proteção solar1
Passar filtro específico para o rosto é medida obrigatória, mesmo que você vá praticar exercícios à sombra. A radiação solar atravessa a derme e destrói as camadas profundas de cólageno e elastina, que dão sustentação à pele, causando flacidez. Os raios UV também provocam manchas, rugas e, pior, podem causar os três tipos de câncer de pele. “Melanoma é o mais perigoso, mas o carcinoma espinocelular também pode passar pelo sangue para outros órgãos. O carcinoma basocelular, o mais comum, é menos agressivo mas cresce em extensão e profundidade e pode até desfigurar se não diagnosticado”, explica Ivana Prado.
  • NÃO ECONOMIZE PROTETOR SOLAR
Homem No Espelho - Proteção solar2
Muita gente quer fazer o frasco de protetor durar o verão inteiro e aplica menos do que é necessário. “Quando se aplica pouco protetor, não se atinge o FPS do rótulo e o nível de proteção diminui”, explica Ivana Prado. Por isso, os dermatologistas recomendam uma quantidade certa para cada área do corpo:
* Rosto e pescoço> 1 colher de chá * Braços > 1 colher de chá (cada um) * Peito > 1 colher de chá * Costas > 1 colher de chá * Pernas > 2 colheres de chá (cada uma)
  • REAPLIQUE O FILTRO A CADA 2 HORAS (OU MENOS)
Homem No Espelho - Proteção solar3
A recomendação dos médicos é reaplicar o protetor a cada 2 horas (ou antes disso até), depois dos mergulhos ou sempre que estiver suando demais. Atenção: mesmo os produtos que prometem resistir à água não conseguem oferecer duração muito prolongada.
O protetor solar em spray ou aerossol é uma opção bacana, porque é fácil e rápido de passar e permite que o produto fique bem espalhado pelo corpo. Não deixa o corpo melado e facilita a aplicação em áreas do corpo difíceis de alcançar, como as costas.
  • REFORCE A PROTEÇÃO PELA BOCA
Homem No Espelho - Proteção solar4
Você já ouviu falar nos nutricosméticos, certo? São produtos em cápsulas, para tomar por via oral, que fortalecem a pele, o cabelo ou as unhas. Os nutricosméticos específicos para proteção solar têm vitaminas e antioxidantes que reforçam as defesas da pele contra os raios UV. São indicados para quem se expõe ao sol com frequência e pratica exercícios ao ar livre. Mas seu uso não elimina a necessidade de passar protetor no corpo e no rosto, sempre.
  • NUNCA ABANDONE SEU BONÉ
Homem No Espelho - Proteção solar5
Usar boné é fundamental por dois motivos. Primeiro, porque ele protege o rosto e, também, a cabeça: sol em excesso no cocoruto pode causar insolação. Segundo, porque defende o cabelo, que fica ressecado e quebradiço por causa da exposição ao sol (principalmente se tiver água salgada na parada). Boas opções são os bonés confeccionados com tecidos tecnológicos que barram a radiação UV.
  • USE ÓCULOS ESCUROS ATÉ EM DIAS NUBLADOS
Homem No Espelho - Proteção solar6
Óculos escuros são acessórios indispensáveis na praia ou na corrida e até com tempo nublado. A incidência nos olhos dos raios UV sem a proteção das lentes escuras pode desencadear graves problemas quando você ficar mais velho. Como catarata e degeneração macular precoce, que provocam manchas de visão e dificuldade para distinguir formas e cores. Os danos são cumulativos (ou seja, são resultado de todo o sol que você vem tomando desde criança). Usando óculos de sol, além de proteger os olhos de futuros problemas, você evita rugas na testa e na glabela (o espaço entre as sobrancelhas), por franzir os músculos do rosto.
Créditos:  homemnoespelho.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário