Sua namorada, sua mulher, sua mãe vivem dizendo que todos os homens são iguais? Negue. Não é só a gente que não concorda: os dermatologistas também não. Pois é, os médicos alertam que há diferenças importantes entre a pele branca, negra e amarela, e que cada uma delas exige cuidados específicos para ficar saudável, sem rugas, manchas e pelos encravados.
“Apesar da grande mistura de raças que a gente tem no Brasil, os diferentes tons de pele têm características próprias”, diz a dermatologista Ivana Prado, da clínica Adriana Vilarinho, de São Paulo. Uma das diferenças é a quantidade de melanina, pigmento que dá a cor e age como proteção natural contra os danos causados pela radiação solar: envelhecimento precoce, rugas e câncer de pele. Nesse ponto negros e morenos ganham dos brancos de goleada, enquanto os orientais ficam no meio termo.
A melanina é a principal distinção entre as várias cores de pele, mas não a única. Existem outras particularidades m relação aos pelos e a firmeza e resistência. Daí, se você quer mesmo um dar trato legal na pele, precisa conhecer seus pontos fortes e fracos. Confira quais são eles, segundo a médica Ivana Prado.
- PELE BRANCA
- PELE NEGRA E MORENA
- PELE AMARELA
Agora que você conhece o lado bom e o ruim da sua pele, aprenda o trato diário que precisa dedicar ao seu rosto todo santo dia.
DE MANHÃ
– Lave o rosto com sabonete de uso facial — não dá para ser o mesmo do corpo, que tem substâncias detergentes mais agressivas —, em barra ou gel. O produto facial não resseca e ainda hidrata e protege a pele. “Os negros, que têm a pele mais oleosa, devem escolher sabonetes com ácido salicílico ou glicólico, que diminuem a atividade das glândulas sebáceas e controlam a oleosidade”, diz Ivana Prado.
– Ao se barbear, prefira espuma ou gel formulado para pele sensível, que agride menos. Negros e morenos, que têm propensão a pelo encravado, podem fazer esfoliação uma ou duas vezes por semana, que ajuda a evitar o problema.
– Após lavar a cara, passe hidratante facial, em loção, gel ou creme. Esse produto repõe a umidade retirada pelo sabonete. E como homem de qualquer cor de pele precisa usar protetor solar todo dia (não só na praia), uma boa sacada é gastar um pouco mais e escolher um produto de qualidade que também tenha ação hidratante. Assim você mata dois coelhos de uma só vez. “O uso diário do filtro solar previne manchas, rugas e câncer. Esse é um cuidado fundamental para brancos e orientais, mas que os negros não devem abrir mão”, frisa a dermatologista da clínica Adriana Vilarinho. Opte por um produto com FPS 30 e aplique de manhã e à tarde.
À NOITE
– Antes de desabar na cama, lave de novo o rosto com sabonete neutro, como fez de manhã, para retirar a oleosidade e a sujeira acumulada, que provoca cravos e espinhas. “Uma ou duas vezes por semana, em vez do sabonete use um produto esfoliante, que tem partículas que fazem uma leve abrasão, retiram células mortas superficiais e deixam a pele lisa e renovada”, diz Ivana Prado. “A esfoliação também ajuda a evitar pelo encravado e, por isso, é especialmente recomendada para a pele negra”.
– Hidrate o rosto com creme noturno, de preferência com ação anti-idade, que previne rugas. Durante a madrugada, as células da pele se renovam e reparam os danos causados por estresse, poluição e sol. “Para homens, indico os séruns, produtos de consistência aquosa, que não deixam o rosto melado”, diz Ivana. (Para saber mais sobre os séruns, leia a matéria aqui).
– Fecho da noite com chave de ouro: passar creme para contorno dos olhos, que hidrata a pele (que nessa região é bem fina e sensível), previne rugas e ameniza bolsas e olheiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário